Atividade física e saúde: 8 dicas para manter uma vida saudável

Atividade física e saúde

Atividade física e saúde: 8 dicas para manter uma vida saudável

Que o fato de praticar exercícios físicos e esportes são os maiores aliados para uma vida saudável, isso é um fato. Entretanto, atualmente com as situações relacionadas a questões de saúde física e psicológica que vieram a aumentar,  entre elas:

  • problemas de saúde
  • exames com resultados altos e arriscados
  • sedentarismo
  • obesidade
  • ansiedade
  • depressão e crises psicológicas.

A prática de exercícios físicos e esportes ficaram cada vez mais necessários, tornando-se uma procura como prioridade.  

A procura por estabelecimentos, profissionais para acompanhamento ou  mesmo a pesquisa por vídeos no Youtube, tornou-se não apenas uma obrigação, mas também uma prática que conquistou muitos indivíduos, um hobbie e uma necessidade para relaxar, interromper pensamentos ansiosos, impedir o estresse, encontrar amigos e família, e, ao mesmo tempo, conquistar uma vida saudável para o corpo físico.

A prática de exercícios e esportes geram benefícios  para o funcionamento do corpo físico e para o psicológico. 

Como tornar o exercício uma prática satisfatória? 

É um fato que a prática de exercícios pode ter de carregar uma visão negativa por muitos indivíduos, seja por uma experiência ruim, por uma prática tediosa ou  pelo indivíduo sentir que é uma obrigação, entretanto, é importante fazer uma  pesquisa para conhecer novas práticas, acompanhar e procurar por indivíduos  que praticam determinados exercícios/esportes e testar novas possibilidades.

A prática de exercício pode tornar-se um hobbie, uma satisfação e até mesmo uma “brincadeira”, quando o indivíduo se conecta e se diverte com a prática. 

O acompanhamento com um profissional é importante para iniciantes 

Para iniciantes ou indivíduos que sentem inseguranças em relação a novas práticas saudáveis, é importante procurar por profissionais qualificados que possam fornecer serviços de qualidade e um acompanhamento direcionado  para cada necessidade, para cada resultado e principalmente, priorizando a  saúde física e mental do indivíduo.

Atualmente, existem muitos profissionais que disponibilizam serviços particulares de acompanhamento e consultas, para fornecer além de um resultado, também saúde de qualidade e diversão, na prática do exercício ou esporte. 

8 dicas para manter uma vida saudável 

Essas dicas são dicas simples, acessíveis para qualquer indivíduo e que  contínuas podem gerar benefícios em um curto prazo. 

1. Em caso de sedentarismo ou prática quase nula de exercícios/esportes, comece por uma prática mais simples, aumentando gradativamente

A  prática de novos exercícios pode ser uma tarefa complicada para indivíduos  que estão em uma situação de sedentarismo, neste caso, comece por  exercícios mais simples, como:

  • uma caminhada
  • uma hidroginástica
  • uma aula  de dança, entre outros.

E aos poucos aumente a quantidade de dias na semana, minutos, na prática, ou mesmo troque por um exercício “mais pesado”. 

2. Antes, durante e depois da prática do exercício, sempre hidrate-se

A hidratação do corpo é uma das principais dicas que todo indivíduo deve  adquirir para conquistar uma vida saudável. Seja através de determinados litros de água por dia, seja pela troca de refrigerantes e industrializados por sucos naturais ou pela adaptação de receitas com uma quantidade maior de líquido. 

3. Para que as práticas de exercícios gerem um resultado benéfico,  combine os exercícios com uma alimentação saudável

A alimentação saudável é a principal aliada da prática de exercícios, pois além de fornecer uma maior disposição e energia, ajuda no controle e na melhoria do corpo físico e mental. 

4. Pratique esportes que sejam divertidos segundo os seus gostos pessoais

Para adquirir prazer pelo exercício, priorize práticas que sejam divertidas e que causem prazer durante a prática, para que além de  tornar-se uma obrigação, torne-se também um hobbie.

5. Em caso de insegurança ou falta de conhecimento sobre, faça acompanhamento com um profissional

O acompanhamento com o profissional é essencial para priorizar uma prática correta, saudável e um resultado definido para cada situação e necessidade. 

6. Torne a prática de exercícios parte da sua rotina

Uma forma de fixar o esporte ou o exercício como fundamental para sua vida, é inseri-lo na sua  rotina. Em sua agenda, planner e obrigações da semana. Com o passar do  tempo, a mesma estará automaticamente na sua rotina,  naturalmente inserida. 

7. Aprenda a substituir alimentos que possuem muito açúcar, gordura, alimentos industrializados e gordura trans, por receitas saudáveis que  atinjam um resultado semelhante

Uma forma de garantir uma melhor adaptação a uma vida saudável, é substituir seus alimentos favoritos por receitas saudáveis que gerem um resultado degustativo semelhante. A mente funciona a partir de gerar um costume, então com o tempo a alimentação saudável será uma prática comum e satisfatória.  

8. Acompanhe influenciadores nas redes sociais que forneçam conteúdos sobre receitas saudáveis, rotina saudável, prática de exercícios/esportes e conteúdos relevantes da área

Com as redes sociais, é importante inserir no seu círculo social, conteúdos e “influências”, criadores de conteúdo que priorizem práticas saudáveis, para que além de ser uma inspiração, seja uma forma de sempre conhecer novas dicas,  práticas, receitas e demais conteúdos relacionados. 

Nenhum comentário

Publique um comentário

Secured By miniOrange