Como começar a correr: 7 dicas para iniciantes

Como começar a correr

Como começar a correr: 7 dicas para iniciantes

Seja por questões estéticas, ou por necessidade de conquistar saúde e mais qualidade de vida, a procura por iniciar exercícios físicos aumentou consideravelmente nos últimos anos, focando principalmente em atividades que sejam práticas, acessíveis e de rápido resultado.

A rotina é um dos principais empecilhos para ter disciplina e constância na prática, visto que os outros compromissos, imprevistos e exaustão do dia podem prejudicar realização da atividade; mas, uma das dicas é focar em uma atividade rápida, divertida, prática para a rotina e de fácil execução, para assim ter persistência e resultados; a corrida é uma dessas atividades.  

Você sabe a importância da atividade física para o corpo físico e mental? Começar a correr é uma excelente opção! 

Em sua maioria, a procura pela realização de atividades físicas inicialmente tinha o objetivo de conquistar o “corpo perfeito” e se preparar para  o verão, atingindo objetivos estéticos.

Mas, recentemente os ideais de corpo perfeito e fixação pela aparência se transformaram na procura e investimento em saúde física, estabilidade mental e qualidade de vida no presente e principalmente no futuro, tudo através da combinação da prática de atividades físicas e disciplina na saúde. 

A importância da atividade física para o corpo é clara: controexercile de colesterol, impede o desenvolvimento de obesidade e sedentarismo, fortalecimento do sistema cardiovascular, combate de doenças crônicas, controle da glicemia, fortalecimento de ossos, desenvolve a resistência e fortalecimento muscular, entre outros benefícios.

Entretanto, o que começou a ser discutido recentemente é a importância da saúde mental e a capacidade de controlar sentimentos, sensações, sintomas e adquirir estabilidade mental através dos exercícios físicos.  

Ao praticar exercícios físicos com frequência, os benefícios são adquiridos  também para a saúde mental. Estudos afirmam que ao praticar algum exercício  físico regularmente corretamente e com disciplina, é possível diminuir:

  • riscos de depressão
  • reduzir a perda cognitiva em pacientes com Alzheimer;
  • melhorar índices de memorização;
  • melhorar o humor;
  • desenvolver maior concentração;
  • reduzir níveis de estresse e ansiedade, entre outros benefícios.

Tudo devido a endorfina, também conhecida como hormônio da felicidade, liberada durante e após a prática.  

Quais os maiores benefícios em começar a correr? 

Os maiores benefícios em começar a correr envolvem resultados no corpo físico e mental, que com uma prática constante pode gerar rápidos resultados em comparação a outras práticas, principalmente devido a sua eficiência.

Desde melhorar de problemas de saúde (como forma de tratamento), melhorar o condicionamento físico, evitar obesidade e impedir sedentarismo, até benefícios para a saúde mental já citados anteriormente.

O fato de ser um exercício que “acende” o corpo todo e libera muita endorfina, garante que seus benefícios  sejam imediatos, a curto prazo.  

É necessário investir em profissionais para começar a correr? 

Caso seja da preferência do indivíduo ter um controle, orientação particular e personalizada, ou iniciar a corrida como um esporte além de hobbie, o investimento em profissionais de educação física ou personais pode ser  benéfico principalmente pelo controle rígido dos avanços, mudanças  necessárias e o desenvolvimento da prática.

Mas, no geral, para começar a correr basta seguir algumas orientações para impedir dores e desconfortos musculares, e iniciar a prática na rua, esteira, academia, ou onde preferir; para começar a correr basta ter a primeira iniciativa de querer e se preparar. 

Como começar a correr?  

7 dicas para iniciantes se desenvolverem e focarem na prática 

  1. Use a vestimenta adequada para evitar desconfortos e melhorar o resultado obtido;
  2. Alongue o corpo todo antes de iniciar qualquer prática de exercícios,  principalmente as pernas, evitando dores e incômodos;
  3.  Se hidrate antes e depois da prática, além de ter diariamente o consumo correto de água;
  4. Comece por uma constância leve, sem arriscar longas corridas e sem ultrapassar limites do corpo, para que o desenvolvimento seja gradativo e saudável;
  5. Caso prefira maior conforto físico e controle de espaço, invista em  academias ou em esteiras;
  6. Não foque em velocidade ou em quilômetros, foque em disciplina,  compromisso e pequenas vitórias diárias, não apenas em um único objetivo, mas em um desenvolvimento gradativo no exercício;
  7. Caso a corrida seja na rua priorize espaços indicados para corridas ou caminhadas, em superfícies planas, sem devaneios, rachaduras, buracos e qualquer impedimento no espaço.
No Comments

Post A Comment