Como iniciar a prática de exercícios físicos e quais os cuidados?

prática de exercícios físicos

Como iniciar a prática de exercícios físicos e quais os cuidados?

Seja por questão de tendência ou pela imposta necessidade da saúde pela prática de exercícios, está cada vez mais intensa a procura por academias,  personal, professores de educação física particulares, aplicativos para exercícios, e também equipamentos para as práticas.

É uma tendência que vem crescendo também com a sua popularidade na internet, através das mídias que tornam o assunto mais divertido, acessível e também aponta sua importância; o fato de que a saúde física e psicológica implora por atenção. Mas, como iniciar a prática de exercícios físicos e quais os cuidados necessários? 

Qualquer pessoa pode iniciar a prática de exercícios? 

Não só pode como todo indivíduo deve realizar a prática de pelo menos um exercício, seja em alguns dias da semana ou mesmo diariamente. É comprovado pela medicina que a única forma de prevenir e até mesmo tratar  algumas doenças e condições é através da prática recorrentes de atividades  físicas, independente da quantidade e do tipo de exercício, sendo fundamental  em todas as fases da vida.

Muitos indivíduos têm em mente que o exercício é uma prática apenas focada na estética, mas, na realidade, é uma forma de garantir saúde física e mental, indispensável em qualquer fase da vida.  

Quais os exercícios mais indicados para iniciantes? Quais os principais cuidados? 

O mais indicado para iniciantes é começar no básico, de uma forma regulada e controlada, sem exageros. Qualquer exercício pode ser feito por uma pessoa que é iniciante, entretanto, deve-se regular a intensidade e tempo de prática, para então ter uma adaptação saudável.

Mas, caso prefira mesmo iniciar por um exercício mais “simples”, os profissionais de saúde indicam iniciar por uma caminhada, corrida, natação, hidroginástica, dança e até mesmo academia, desde que tenha a supervisão de profissionais da área.  

Com o tempo de adaptação, é possível aumentar a intensidade e até mesmo migrar para práticas mais “intensas”. Para evitar contusões, dores e o famoso “mal jeito” nos músculos, é indicado que a procura por profissionais no início seja uma das prioridades de quem inicia algum exercício.

Caso não seja possível, lembre-se de antes de toda a prática, alongar todos os membros e músculos, se alimentar corretamente, estar hidratado e com uma roupa confortável e apropriada, evitando dores e priorizando a adaptação do corpo. Dores iniciais podem ser normais, mas a longo prazo, procure um profissional.  

É possível ter resultados sem investir em academias e profissionais? 

Tudo depende do resultado no qual o indivíduo procura. Caso o interesse seja melhorar a saúde, focar na prática recorrente de exercícios e ter uma rotina  mais saudável, é possível sim obter esse resultado apenas com dedicação,  organização e compromisso com a prática recorrente de exercícios e alimentação saudável.

Mas, caso a proposta seja obter um resultado estético, ou mesmo para um tratamento de saúde, é importante procurar por profissionais especializados, que irão ter uma orientação profissional, correta e saudável, trazendo um resultado eficiente sem prejudicar a saúde do indivíduo.  

Encontre o (s) exercício (s) que você mais se adapta e sinta prazer em executar  

A maior reclamação referente à prática de exercícios é por achar a prática uma obrigação, que com o tempo, torna-se excluída da rotina. Entretanto, a forma mais eficiente de fixar de vez as atividades físicas na sua rotina é encontrar uma prática ou esporte que seja divertido, prazeroso e que seu corpo se adapte.

A diversão mesmo que na fase adulta é essencial, não somente para relaxar,  mas para trazer leveza e ajudar na saúde mental. Então, antes de iniciar uma atividade física, faça uma pesquisa sobre os principais esportes e atividades da sua região e encontre o que seja mais divertido, tornando a prática um ato prazeroso. 

A importância dos exercícios físicos vai além da estética 

Em uma época em que a saúde tornou-se uma discussão cada vez mais  inserida nas mídias sociais e ambientes de trabalho, acadêmicos e escolares, os ideais de beleza e estética perderam o espaço para a procura por qualidade de vida, saúde equilibrada e um futuro saudável.

Fatores como o agravamento de sedentarismo, obesidade e transtornos psicológicos tornaram as atividades físicas como uma alternativa acessível, divertida e com maior garantia de obter um resultado não somente do corpo esteticamente “bonito”, mas também de um corpo saudável, feliz e com um futuro livre de doenças.

Nenhum comentário

Publique um comentário

Secured By miniOrange