Como praticar exercícios no frio? 6 dicas imperdíveis

Como praticar exercícios no frio

Como praticar exercícios no frio? 6 dicas imperdíveis

Não é segredo para ninguém que no frio é mais complicado manter uma rotina saudável de atividades físicas, consumo correto de água e líquidos, e outras práticas que precisamos ter constantemente para manter a qualidade de vida.

Mas, mesmo que a temperatura esteja bem abaixo do normal, existem benefícios e dicas imperdíveis para praticar exercícios no frio, e não, não é  prejudicial para a saúde, pode praticar à vontade, desde que se atente aos  detalhes únicos dessa temporada mais gelada. 

O que a medicina diz sobre praticar exercícios no frio? É realmente saudável? 

É claro que tudo em excesso é prejudicial à saúde, mas, de forma controlada e correta, praticar o exercício físico é uma ótima alternativa para espantar o frio e seguir com um corpo saudável mesmo no inverno. A grande  questão é, os médicos indicam a prática de exercícios mesmo no inverno? E a resposta é sim.

É comum que no inverno o corpo tende a “absorver” melhor os benefícios dos exercícios físicos, isso se deve ao fato de que o metabolismo fica acelerado no inverno, para que as células consumam mais energia, transformando-as em calor, tendo maior gasto de calorias em menos tempo. 

Além de claro, todos os benefícios que os exercícios, consumo correto de  líquidos e uma dieta saudável são capazes de fornecer ao corpo quando  combinados.

E no frio, quando praticamos atividades físicas, o nosso sistema imunológico se torna mais forte, o corpo se torna mais acelerado, animado, “quente” e preparado para lidar com invasores (resfriados, infecções, gripes, entre outras patologias). Entretanto, é importante seguir as dicas para que as atividades não se tornem prejudiciais.  

Existem exercícios específicos para o inverno? 

Não existem exercícios específicos para o inverno, mas, existem os exercícios e esportes mais indicados para um melhor aproveitamento e também proteção das baixas temperaturas.

É sempre bom evitar esportes e atividades que incluem piscinas, pois mesmo que a mesma esteja quente, ainda pode causar um choque térmico ou problemas relacionados com a exposição na água.

Procure participar de atividades que possuem um elevado gasto calórico e que  possam ser realizadas em ambientes protegidos, como por exemplo em  academias; os mais indicados são: musculação, corrida, caminhada, pilates,  yoga, dança, luta, entre outros.  

Como praticar exercícios no frio? 6 dicas imperdíveis

1. Use a vestimenta correta para praticar exercícios

Roupas confortáveis para alongar, correr e esticar de forma agradável, mas, lembre-se de usar vestimentas aquecidas e adequadas, e conforme for aquecendo, vá tirando casacos e blusas de frio aos poucos. 

2. Respire corretamente

A respiração correta inclui respirar pelo nariz e expirar pela boca, e no inverno a atenção para respirar pelo nariz é dobrada, pois é uma forma de garantir que o ar gelado não chegue diretamente aos pulmões, poupando doenças no órgão. 

3. Se alongue corretamente e aqueça uns minutos antes do treino completo

O alongamento é primordial para qualquer treino em qualquer época do ano, como uma forma de preparar o corpo para a prática e evitar desconfortos e lesões.

Uma dica para acompanhar o alongamento é aquecer com curtos e simples exercícios, alguns polichinelos, pequenos saltos, agachamentos, entre outros; ajudando assim o corpo a se esquentar e estar pronto para o treino/exercício. 

4. Treinos mais intensos em menos tempo

Uma dica para ter melhor aproveitamento no frio não é relacionada ao tempo de exercício, mas a intensidade da prática. Mais vale fazer um exercício intenso em 20 minutos, 2 ou 3 vezes na semana, do que ficar 1 hora tentando exercícios e se frustrando por não ter se organizado e preparado corretamente por conta do frio.

5. Use pequenos desafios e metas para garantir a disciplina

O frio sempre dá uma preguiça de fazer exercícios e principalmente de ter disciplina, constância. Uma dica imperdível para ajudar o psicológico é impor desafios e metas para a semana, dia ou mês. Impondo assim uma responsabilidade  e compromisso, as metas a serem cumpridas. 

6. Opte por exercícios físicos ou esportes em ambientes internos, evitando os ventos gelados

Para se proteger do frio e de ventos que podem ser prejudiciais, opte por esportes em academia, quadras fechadas e principalmente ter um cuidado maior quando os esportes envolverem água (piscina aquecida). Tenha atenção aos detalhes e cuide da saúde, se proteja do frio e continue sua rotina de exercícios. 

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