Como se preparar para o inverno: como evitar resfriados e gripes que chegam com o frio

Como se preparar para o inverno

Como se preparar para o inverno: como evitar resfriados e gripes que chegam com o frio

O inverno está logo aí e o frio vem acompanhado com resfriados, gripes,  doenças infecciosas e respiratórias. Entretanto, o momento de se preparar deve  se iniciar logo no outono, período em que o frio já estará presente.

E como previsto por meteorologistas, os frios e geadas chegarão mais cedo este ano. Mas, não se preocupe, se cuide, garanta proteção e imunidade sempre alta para prevenir doenças. 

Garanta a imunidade alta como uma aliada da saúde 

Como foi dito anteriormente, a imunidade no inverno é uma preocupação maior devido a todos os riscos que o frio traz. A primeira dica é manter uma alimentação saudável, evitar expor o corpo a comidas calóricas, industriais,  glúten, doce e sal em excesso.

Ingerir vitaminas, nutrientes e proteínas são formas simples e diretas de gerar um corpo saudável para combater as gripes, resfriados e demais doenças. Para uma maior garantia de imunidade alta, invista  em vitaminas prontas para ingestão; combinando a vitamina, alimentação saudável e prática de exercícios, a imunidade estará pronta para o inverno.  

Organize horários de higiene para evitar à água gelada direta no corpo 

O banho e a limpeza da casa são situações bem desagradáveis no inverno, o frio se torna o maior inimigo da água. Com isso, foque em horários de maior temperatura, evite a manhã e à noite, no qual a temperatura está mais baixa e os ventos mais fortes; não esqueça também de deixar o chuveiro esquentar e todas as roupas já preparadas no banheiro, para impedir o choque térmico.

A limpeza segue a mesma dica, limpe durante o dia, evite o uso exagerado da água gelada, caso tenha um aquecedor, aproveite; o aspirador de pó e demais máquinas de limpeza também são ótimas alternativas.  

A proteção dos ouvidos de bebês e das crianças deve ser dobrada, saiba o por quê 

Todos os pais e demais familiares responsáveis pelo cuidado de bebês e  crianças sabem da preocupação maior com a saúde que o inverno gera. Os ouvidos são alvos fáceis, devido a sua formação recente e da tuba auditiva ser mais imatura e mais horizontal do que a de um adulto, é mais frágil e mais exposta a dores, incômodos e infecções.

Por isso, a proteção com roupas, toucas, gorros ou tapa-orelhas é indispensável, em qualquer ventinho ou  qualquer garoa. Proteção e cuidados nunca é demais.  

A preparação começa antes da estação começar 

A saúde não deve ser uma preocupação exclusiva do inverno, mas, segundo o Ministério da Saúde, no frio as pessoas ficam mais doentes, contraem mais resfriados e outras doenças respiratórias e infecciosas. Por isso, o cuidado  deve ser dobrado.

Prepare o organismo para receber o frio, proteja sua casa, limpe toda a poeira para evitar alergias e garanta toda a limpeza em dia. Em relação ao corpo, a imunidade deve estar garantida; invista em vitaminas para toda a família, mantenha uma dieta saudável, ingestão de líquidos (seja água, caldos ou chá quente), e imponha a prática de exercícios mesmo no frio. 

O segredo de aguentar o frio é não deixar a preparação de última hora; já  preparar as roupas, agasalhos e cobertores. Faça um “limpa”, veja o que ainda  é útil, o que precisa ser limpo e principalmente o que precisa ser reposto, ou seja,  as compras.

No período do inverno as roupas de frio ficarão mais caras e indisponíveis devido a demanda, então assim que o outono se iniciar, prepare e organize seu guarda roupa, deixe tudo pronto para o inverno e para o frio que este ano poderá chegar mais cedo. A preparação antecipada da casa, das roupas e da saúde são as dicas para passar por esse período tão gelado.  

Em caso de desapego de roupas de inverno e cobertores, faça uma doação ao  ponto de coleta mais próximo.

No Comments

Post A Comment