Plano de saúde cobre prótese ortopédica?

prótese ortopédica

Plano de saúde cobre prótese ortopédica?

Uma das maiores dúvidas existentes no mercado relacionadas à saúde e demais cuidados são referentes ao que estará incluso ou não nas despesas  disponibilizadas no plano escolhido.

São inúmeros serviços, atendimentos e tratamentos que podem estar incluídos por determinado valor, mas, existe sempre a probabilidade de que não exista legislação que obrigue o plano de saúde incluir alguns serviços, e o cliente deve estar ciente de todas as propostas e probabilidades antes da contratação.  

A prótese ortopédica é um dos serviços mais “polêmicos” referentes ao plano de saúde, pois existem muitas variedades de próteses e cada uma possui sua necessidade, dependendo sempre do caso do paciente.

Não são serviços que as pessoas especificamente contratam para obter, mas em caso de ser uma prioridade, é importante entender o que a legislação e as empresas têm a oferecer para estes casos. Apesar de ser um assunto delicado, é de entendimento objetivo e simples, fique atento ao artigo. 

Mas primeiramente, o que é a prótese ortopédica? 

A denominada “prótese ortopédica” é um aparelho desenvolvido pela medicina que estabelece ao usuário funções motoras semelhantes e/ou iguais às realizadas pelo membro, ou seja, “substitui” as funções do membro que foi amputado ou inexistente.

Também pode ser um aparelho que realiza funções de órgãos, tecidos e articulações do corpo humano. Mas, é um aparelho artificial, desenvolvido especialmente para realizar tais funções; ser um auxílio ao membro / parte do corpo perdida.  

Existem basicamente dois tipos de próteses, as externas que estabelecem funções para membros externos do corpo (para mãos, braços, pernas, dentes, mamas, etc); e próteses internas, que como já foi dito anteriormente, para órgãos, articulações, etc.

Cada caso necessita de sua prótese específica, e podem ser desenvolvidas focadas na necessidade do paciente, com a finalidade de fornecer a melhor performance e auxílio ao mesmo. 

Plano de saúde cobre prótese ortopédica?  

Mas então, a prótese ortopédica é ou não incluída no plano de saúde sem custo adicional do valor já cobrado no contrato? Como já foi dito, a legislação possui suas exceções.

De acordo com a Lei n° 9.656/1998, estabelecida pela ANS (Agência Nacional de Saúde), o plano de saúde só possui a obrigação de fornecer próteses implantadas que necessitem da realização de cirurgia, ainda sim, necessitando da aprovação do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.

Devido a isso, é necessário analisar cada caso. Mas, isso não impede que uma  empresa forneça esses serviços, analise e faça uma pesquisa com as empresas antes de qualquer contratação, caso a prótese ortopédica seja uma prioridade. 

Nenhum comentário

Publique um comentário

Secured By miniOrange