Planos de saúde cobrem vacinas? Entenda quando é obrigatório

Planos de saúde cobrem vacinas

Planos de saúde cobrem vacinas? Entenda quando é obrigatório

A vacinação é uma medida de saúde que está presente no Brasil há muitas décadas, sendo um assunto considerado por muitos um tabu, mas que com acesso às informações e uma simples pesquisa sobre o assunto, é possível eliminar todas as dúvidas impedindo que a desinformação e as Fake News impeçam a realização de um processo tão importante de proteção e cuidado.

É  importante saber que a vacinação protege não apenas o indivíduo, mas seu  círculo familiar e social, além de toda sociedade como um todo. Atualmente, é possível que a maioria das vacinas seja adquirida gratuitamente por meio de atendimentos e solicitações em postos públicos de saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS), mas, em casos específicos ou de necessidade imediata, pode ser possível adquiri-las no em planos de saúde.

É importante saber que nem todas as vacinas estão incluídas em planos de  saúde, visto que podem ser adquiridas gratuitamente, mas, é possível saber quais possam estar (ou não), incluídas nos planos de saúde. 

A importância da vacinação 

A vacinação é um procedimento presente na medicina desde que seu  desenvolvimento e resultados são efetivados, e provam que sua eficácia é capaz de impedir mortes e agravamento de doenças que anteriormente não possuíam tratamentos, medicação ou cura.

O procedimento de vacinação é uma forma de preparar o corpo com anticorpos que são capazes de impedir que malefícios de determinadas doenças atuem no corpo, prejudiquem seu funcionamento e até mesmo levem à morte. Se vacinar é uma forma de se proteger, cuidar da sua família e amigos, ao mesmo tempo que garante um futuro saudável. 

Planos de saúde cobrem vacinas?  

Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão responsável por garantir os direitos e deveres referentes à saúde e demais empresas que prestam serviços relacionados a saúde, informam que empresas que fornecem  contratos referentes a prestação de serviços e atendimentos de saúde não são  obrigadas a fornecerem vacinas para seus clientes.

Esse fato se deve principalmente pelo fato de que o SUS (Sistema Único de Saúde), fornece gratuitamente todas as vacinas disponibilizadas, sendo elas:

  • HPV;
  • Gripe;
  • Antitetânica;
  • Febre Amarela;
  • Hepatite;
  • Sarampo;
  • COVID-19 e muitas  outras oferecidas. 

O que pode diferenciar é o posicionamento da empresa, o fato da vacinação não ser um serviço obrigatório de empresas de planos de saúde não isenta de que alguns pacotes de planos de saúde possuam determinadas vacinas ou mesmo ofereçam como um serviço adicional por um valor x.

É importante que se é uma prioridade, o indivíduo faça uma pesquisa para saber quais empresas se disponibilizam em oferecer vacinas como adicionais em seus serviços. Lembre-se que as mesmas não são obrigatórias em seus planos, seria como um serviço adicional. 

No Comments

Post A Comment