Plano de saúde cobre cateterismo?

cateterismo

Plano de saúde cobre cateterismo?

É comum que antes, durante e principalmente quando há a maior necessidade de um procedimento, as dúvidas em relação aos serviços, atendimentos e consultas surgem causando ainda mais inseguranças sobre o que é ou não disponibilizado, onde encontrar e contatar os profissionais, entre outras dúvidas comuns.

Mas, é importante que mesmo antes de realizar a contratação haja uma comunicação, pesquisa e análise sobre o contrato, sobre o que será ou não disponibilizado no plano escolhido e principalmente que o cliente tenha disponível todo o contrato para acessar e saber exatamente o que  será oferecido em seu plano. 

Uma das maiores dúvidas entre os contratantes de serviços de planos de saúde são os exames que são oferecidos no pacote de contrato e dos  que devem ser inseridos por um valor adicional.

É interessante saber antes da contratação de que exames podem ser solicitados por qualquer indivíduo, independente do motivo, e que pode ser que em algum momento seja necessário a realização do mesmo, para que antes de contratar um plano o cliente esteja ciente dos quais serão disponibilizados ou não.

Caso seja uma prioridade, estabeleça antes de realizar o contrato. Uma das maiores dúvidas é sobre a disponibilidade do exame de cateterismo.  

O que é o exame de cateterismo?  

Advindo da palavra “cateter”, instrumento utilizado para a realização desse exame, o cateterismo é uma categoria de exame que tem como funcionalidade diagnosticar tipos de lesões nas artérias coronárias, que irão indicar lesão no músculo cardíaco.

Basicamente, o cateterismo tem funcionalidade de diagnosticar doenças cardíacas para posteriormente iniciar o tratamento caso necessário. É um exame comum e extremamente necessário para um diagnóstico correto de qualquer malefício nas artérias. O cateterismo  pode também ser a realização do tratamento de desobstruir artérias e válvulas (acúmulo de gordura).

Para a sua realização é feita uma pequena abertura para a introdução de um cateter no paciente (que estará anestesiado), que será inserido em uma  artéria (radial, femoral ou braquial) para ser conduzida até o coração do  paciente.

Após a inserção do cateter, deve ser inserido uma substância à base de iodo (contraste) para permitir a visualização dos pontos de entupimento. É um  exame bem simples, sem dor ou grandes incômodos, duração entre 15 minutos  a 30 minutos de realização, necessitando de no mínimo 4 horas de jejum do  paciente antes de realizá-lo. 

Plano de saúde cobre cateterismo 

Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), o órgão responsável por definir as obrigações, responsabilidade e direitos em relação a planos de saúde,  incluiu em sua lista de serviços, atendimentos e exames o cateterismo entre os que devem ser obrigatoriamente e integralmente incluídos no contrato de um plano de saúde.

Visto que é um exame de comum realização e de extrema importância. Mas, é sempre importante verificar com a empresa no qual será contratado se o mesmo está incluído e em quais tipos de planos é disponibilizado o cateterismo.

Nenhum comentário

Publique um comentário

Secured By miniOrange