Plano de saúde cobre podologia?

podologia

Plano de saúde cobre podologia?

A cada ano que passa, algumas mudanças acompanham todas as áreas e setores de atendimento à saúde e são estabelecidas sendo obrigatoriamente  solicitadas pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Todas as empresas que  fornecem os serviços de contratação de tais serviços, devem estar atentas a  todas as alterações e novas responsabilidades, sujeito a cobrança dos contratantes do serviço por lei. Essas mudanças são resultados da própria mudança do setor de saúde; novos virais, doenças, tratamentos, medicamentos, entre outros.  

Uma das dúvidas mais comuns que estão presentes nos clientes que procuram pela contratação do serviço de plano de saúde, é referente aos tratamentos, exames, cirurgias e até medicamentos que são disponibilizados no contrato do plano de saúde que foi estabelecido.

Mas, são dúvidas de simples entendimento e interpretação, uma pesquisa simples, ou mesmo um contato com a empresa que fornece o serviço (ou que pretende contratar), são capazes de cessar as dúvidas. É importante pesquisar e analisar bastante, evitando inseguranças antes mesmo de realizar a contratação, visto que evitará burocracias e problemas futuros. 

Como descobrir o que o plano de saúde é obrigado a fornecer? 

Como foi dito anteriormente, o plano de saúde de qualquer empresa ou filiação, possuem obrigações e responsabilidades por leis a serem seguidas. A Agência Nacional de Saúde é o órgão responsável por definir todos os serviços,  atendimentos e tratamentos que devem ser disponibilizados nos contratos de  plano de saúde que são realizados.

O cliente deve possuir total acesso aos serviços de acordo com o que foi estipulado no plano contratado, e principalmente com as obrigações estabelecidas pela ANS, para descobrir, basta acessar ao site oficial da ANS e acompanhar todas as atualizações.  

O que é e qual o tratamento denominado podologia? 

O tratamento de podologia, podoa (pé) + logos (tratado), trata-se de uma  área auxiliar da medicina, que envolve toda a disciplina que se dedica ao estudo,  anatomia, cuidados, tratamentos e patologia relacionadas aos pés.

O  profissional que atua na área de podologia possui formação e qualificação para que assumir os cuidados, realizar tratamento de infecções, doenças e demais  enfermidades que possam ocorrer nos pés do paciente. O profissional  podologista foi efetivado como uma profissão regulamentada no Brasil em 2018. 

Em relação aos tratamentos, qualquer indivíduo que possua um problema, dor, ferimento ou qualquer insegurança que seja relacionada aos pés, tem a  disponibilidade de procurar por profissionais podologistas que possam realizar o  atendimento necessário.

É comum que pacientes procurem um podologista para realizar procedimentos de:

  • lixamento;
  • higienização;
  • avaliação de varizes;
  • corte correto das unhas;
  • remoção de calosidades;
  • avaliação da “pisada” e postura;
  • avaliação do retorno sanguíneo;
  • prevenção e tratamento de complicações;
  • infecções, dores, entre outros serviços.

Plano de saúde cobre podologia? 

A podologia por ser uma área de atuação médica recentemente oficializada, ainda possui algumas restrições relacionadas ao seu tratamento, principalmente relacionada aos planos de saúde.

A podologia para alguns, pode ser considerada uma questão estética, mas, para ser direcionada como um tratamento e então inclusa para estar disponibilizada em planos de saúde, deve acompanhar uma causa médica, uma causa de saúde.

Ou seja, para que muitos  planos de saúde aceitem incluir o tratamento de podologia, o mesmo deve estar relacionado com alguma doença, infecção ou fator de risco. 

Existem muitas empresas que oferecem serviços de plano de saúde que já incluíram em seus contratos os serviços de podologia, e possuem filiação com  clínicas de podologia e profissionais da área.

Mas, por ser uma área de recente  atuação, é necessário fazer uma pesquisa para saber quais empresas disponibilizam tratamentos de podologia e sob quais circunstâncias; o mais comum é que em casos de risco à saúde, o serviço de podologia deve ser  oferecido pelos planos de saúde.

Caso seja uma prioridade, faça uma pesquisa de empresas que já incluíram a podologia e demais serviços relacionados em seu contrato, e certifique-se de como funciona a solicitação dos tratamentos. 

No Comments

Post A Comment